A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, no concelho da Marinha Grande, para pessoas com mais de 80 anos e para doentes de risco com idade igual ou superior a 50 anos iniciou-se.
Com o apoio logístico do Município da Marinha Grande, o critério da vacinação geral estabelecido pela Direcção-Geral da Saúde é dar prioridade aos cidadãos mais velhos, pelo que no primeiro dia de vacinação foram inoculados 96 marinhenses entre os 92 e os 108 anos, refere uma nota de imprensa.
Hoje, iniciar-se-á igualmente a vacinação de 99 pessoas com mais de 50 anos com comorbilidades (doenças de risco associadas). Nos restantes dias, as vacinas serão administradas consoante a sua disponibilização e de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pela DGS.
“É com satisfação que vejo, cerca de um ano após a propagação da pandemia, o início da vacinação dos grupos prioritários no nosso concelho, o que reforça a esperança de podermos voltar a viver dias de maior tranquilidade e de retoma social e económica”, adianta Cidália Ferreira, presidente da autarquia, citada na nota de imprensa.
Cidália Ferreira, que abdicou de ser vacinada no âmbito da vacinação dos presidentes de câmara, constata “a satisfação destas pessoas com mais de 92 anos, que começaram a ser inoculadas e que, deste modo, têm uma esperança adicional de ter maior resistência ao vírus”.
A autarca volta a evidenciar “o incansável trabalho de todos os profissionais de saúde, desde o início da pandemia, que tudo têm feito no combate à pandemia, a quem presto o meu mais sentido reconhecimento”.
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem trabalhado em estreita parceria com o Centro de Saúde da Marinha Grande no âmbito da prevenção e combate à Covid-19, fortalecendo a resposta concelhia à emergência nacional que todos vivemos desde o primeiro trimestre de 2020.
No âmbito da campanha de vacinação contra a Covid-19, que está a ser realizada no Centro de Saúde da Marinha Grande, foi ainda preparado o Pavilhão 1 do Parque Municipal de Exposições (para eventual necessidade no caso de estarem disponíveis um número maior de vacinas).
Na freguesia Vieira de Leiria a vacinação decorrerá no Pavilhão Gimnodesportivo, que já se encontra igualmente pronto para o efeito.
✟ Fogo Pedrogão Grande 19/06/2017 Fogo de Pedrógão Grande, O que se sabe e o que falta saber!... Polícia Judiciária, em articulação com a GNR, já determinou a origem do incêndio de Pedrógão Grande. "Inconsciência" e "curiosidade" podem explicar algumas das 62 mortes já confirmadas. O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande no sábado provocou 62 mortos, todos civis, e 62 feridos, dois dos quais em estado grave, de acordo com o balanço oficial das vítimas, o balanço foi divulgado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, este domingo. Dois dos mortos resultaram de um acidente de viação e 11 dos feridos estão internados em unidades de queimados de hospitais de Coimbra, Porto e Lisboa. O número de vítimas até agora alvo de confirmação oficial é uma contabilidade que está longe de poder ser considerada como encerrada. Há quatro frentes ativas no concelho de Pedrógão Grande. Hoje , Elísio de Oliveira, comandante que está a liderar as operações no terreno, adiantou que a situação mantém-se difícil, mas está a evoluir favoravelmente nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco. As condições meteorológicas adversas estão a complicar o trabalho dos meios aéreos. Elísio de Oliveira acrescentou ainda que “todo o teatro de operações” é considerado “preocupante” e que as operação vão continuar ao longo do dia com mais de 900 operacionais no terreno. Este incêndio é já considerado o mais mortífero em território Nacional, o rasto deixado pela devastação do fogo deixou, muitas aldeias, com um verdadeiro cenário de guerra e terror, há pessoas que viram os seus bens desaparecerem sugadas pelas chamas que apareceram num ápice, a juntar a tudo isto perderam familiares e amigos, a dor e a tristeza é algo que por certo irá permanecer nas cabeças de muitos dos atingidos e que precisarão de ajuda “psicológica”
O “SOS Marinha Grande”, esteve por lá e o que viu é algo que não se consegue transcrever.
À medida em que as coisas vão decorrendo, a solidariedade acentua-se, os clubes de futebol, os políticos, a população, o comercio e a industria, estão de mãos dadas em auxilio de quem mais precisa.
Villas Boas, “ex-treinador do FC Porto”, agora a trabalhar na (China), deu uma verdadeira lição de cavalheirismo e humano ao doar cerca de (100 mil euros), resta-nos agora saber se estes donativos, que vão chegando, irão mesmo parar a quem precisa!
Resta-nos agradecer aos Bombeiros, Policia, GNR e Voluntários, o seu bom trabalho, afinal a estes coube uma das piores missões no terreno.
Aos familiares e amigos, que viram partir os seus mais queridos, aqui deixamos os nosso sentidos pêsames.
🚒 Veja aqui a galeria de fotos: https://sosmarinhagrande.comunidades.net/pedrogao-grande-paraiso-ou-inferno
|
Furtos na Nossa Terra 21/06/2017 Há coisas que se não acreditasse-mos em quem as conta, diríamos que era uma perfeita historia de "Hitchcock", veja-mos; uma migo nosso, deslocou-se a um gente oficial de jogos do azar, afim de tentar a sua sorte nos milhões que tanto se fala por ai, ao registar o seu jogo, foi informado de que algo estava errado no seu boletim de jogo, este distraidamente, deixou a sua carteira, numa prateleira de apoio do balcão de serviço e dirigiu-se ao seu lugar, onde sentado comodamente, voltava a fazer um novo boletim, sentado e a menos de dois minutos reparou que não tinha a sua carteira, mas lembrou-se aonde a mesma teria ficado, ao deslocar-se ao local que ficava ali a cerca de -/2 metros, já não encontrou a mesma, perguntou aos funcionários, se a teriam guardado ao que estes responderam que não e o mais curioso é que nem se lembraram de que se seguiu, certo, certo é que este amigo em dia de jogos do azar, começou logo por ter azar no começo, pois um/a malfeitor/a, estava no sitio certo e de azar deste amigo e apoderou-se de uma carteira que quase só tinha documentos.
Tenham cuidados amigos/as, eles andam por ai e para que não seja a próxima vitima, abram bem os olhos.
|